sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

2ª parte (eventos): O primeiro e segundo evento



            Em maio de 2009, mesmo sem saber o que organizar, fui reservar o espaço para maio de 2010. Eu e um ´camarada´, falo ´camarada´ por causa que literalmente me deixou na mão meses antes do evento. Começamos a pensar ideias para o evento. Naquela época já acontecia eventos de beleza para moças e crianças e não queríamos ser mais outro evento de beleza. Depois de vários dias conversando, veio a ideia de organizar um evento para as Mães. Como maio no Brasil comemora o dia das Mães e por que não um evento de beleza para Mães? Isso era em novembro de 2009 e o nome ´Miss Mãe´ veio que automático. Pesquisei e vi que já existia um concurso na Itália mas nem no Brasil havia realizado.

            Com a ideia na cabeça e tínhamos que montar o projeto em papel para oferecer as empresas e as participantes sobre o evento. Na época existia um evento de empresas e solicitei a proposta daquele evento. Foi como um molde para montarmos a nossa proposta. Comecei a divulgar as empresas que eu conhecia, até então eu era conhecido como fotógrafo. Tudo foi muito trabalhoso, novo e rápido, porque não tínhamos experiência (só de olhar eventos) mas estávamos convictos de uma grande ideia de organizar o primeiro evento de beleza para as Mães do Japão.

            A ideia era de um evento familiar e as Mães participantes não desfilariam nem de maiôs, biquínis, saias ou shorts curtos. Até nos eventos atuais as Mães desfilam de calça jeans, camiseta e vestidos longos. Contratamos agência de publicidade para fazer a primeira imagem de divulgado do evento. Com a propaganda feita, começamos a divulgar na rede social do momento (Orkut) e em dezembro 2009 começamos as inscrições para maio de 2010. A novidade era tão grande (um evento de beleza só para Mães) que as inscrições forma acontecendo muito rapidamente e repercussão via ´boca boca´ era muito grande também. Recebemos muitas críticas por diversas pessoas que não acreditavam no nosso projeto.

            Trabalhando muito pelo primeiro projeto pois era tudo novo, recebo uma ligação de uma outra promoter questionando sobre o que estávamos querendo fazer. O evento que ela organizava aconteceu uma semana antes do nosso mas ela já tinha realizado muitos outros antes. Em conversa via telefone ela ofereceu um patrocínio em dinheiro e um espaço de 5 minutos no palco do evento dela para apresentar as Mães participantes e nossa equipe de Staffs. Achei a ideia legal a principio e falei que analisar se era possível a ida no evento dela. Quando terminei de falar que eu analisar a ida, ela me fala para entrar em palco eu teria que paga um patrocínio em dinheiro de quatro vezes o valor que ela ia nos patrocinar. Mesmo sem pagar o patrocínio para ela, eu já estava achando meio difícil ir pela distância de onde as Mães moravam e recusei a ´bela´ proposta dela. Em mais algumas trocas de palavras, ela pões em questão o nome do nosso evento ´Miss Mãe´. Falei que não conseguimos encontrar um outro nome e que já está tudo divulgado. Alias, uma das primeiras pessoas que eu enviei a proposta foi pra ela. Logo depois ela fala uma frase que marcou aquela conversa pra mim. Ela falou assim: ´Miss não é Mãe´. No ano seguinte ela abre uma categoria para Mães no evento mas quem foi o pioneiro nesse conceito fomos nós e todos sabiam da cópia dela da nossa ideia.

            Bom da mesma forma que tinha gente que não apoiava, havia outras pessoas que apoiavam e que foi muito importante para realizar o evento. Lembro que as inscrições aconteciam rapidamente e no primeiro evento houve a participação de 50 Mães de muitos lugares do Japão. Foram 5 meses de preparação e como foi o primeiro, foi também o mais ansioso. Ansioso pela falta de experiência e como ia se desenvolver tudo durante o dia. Um dos fatores que aconteceu bem foi pela experiência dos profissionais que contratamos para trabalhar no evento.

            E o meu ´camarada´ que foi pro Brasil e me sozinho no projeto. Como eu estava muito convicto do evento e estava dano um repercussão legal, a principio me deixou meio com medo mas também pude executar as ideias e negociar livremente com os patrocinadores. Chorar não adiantava e o que restava era trabalhar muito mais do que dividido com o meu ´camarada´.

            Com mais de 50 Mães desfilando, apresentações artísticas e empresas no dia do evento, aconteceu como tudo programado. Claro que aconteceu problemas pela falta de experiência ou pela incompreensão de algumas pessoas mas foi o começo legal para os próximos eventos já agendados.

No mesmo ano de 2010, realizamos o segundo evento no mês de dezembro. A ideia foi ser temático a Natal e com o resultado do primeiro, aumentamos as categorias de beleza (para mulheres e crianças) e com isso mais pessoas acreditavam no evento e que ocorreu tudo mais fácil.


Quem não leu meus textos anteriores a partir de 2014, estão no meu blog http://www.mpsaiki79.blogspot.com


Vim compartilhar um pouco sobre da minha história em organizar eventos.
Prefiro não entrar em detalhes sobre a minha vida pessoal.
Me desculpe se houver erros gramaticais ou de concordâncias.
Estou me esforçando para não cometer esses erros.
Poderia criar vídeos (na moda hoje em dia) sobre que estou escrevendo, mas preferi escrever para praticar e não só ficar falando na frente da câmera.
Se houver erros, favor me avisar.
Obrigado!



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